top of page

CASA PÁTIO
AGUIAR DE SOUSA

Captura de ecrã 2019-11-26, às 23.17_edi

A área generosa do terreno em intervenção permite-nos desenvolver o programa de uma habitação térrea em redor de um jardim central, descoberto. Uma casa-pátio. Optou-se por uma cobertura plana, que se enquadrasse com o desenvolvimento do volume quase monolítico em torno do rectângulo central, criando um vazio dentro do mesmo. Foi-se transformando o volume, seccionando partes do mesmo, tendo em conta diferentes pontos de vista para os diferentes “dilemas” do seu uso quotidiano.

O programa da habitação desenvolve-se em quatro grandes zonas: recepção, privada, comum e serviços. 

A entrada principal é voltada a nascente e tem acesso direto para o caminho público sendo antecedida por uma pérgola de madeira de protecção e sombreamento que demarca o momento de entrada e “recebe” os moradores.

No hall de entrada temos permeabilidade visual e física para o espaço interior e para o pátio central.

Sala de estar e de jantar desenvolvem-se num amplo open space, orientados para o jardim interior e zona de estar exterior, voltada a poente. A relação interior-exterior desta área é reforçada por grandes envidraçados, que permitem marcar continuidade entre os diferentes espaços e momentos da casa.

A cozinha é contigua à sala e tem entrada de luz natural a norte e a poente - uma janela de balcão permite a ligação entre a cozinha do jardim e a cozinha da casa. Os quartos, o escritório e Instalação Sanitária de serviço desenvolvem-se ao longo de um corredor de circulação que termina com a entrada no quarto principal. Todos os quartos se voltam para o pátio interior, tirando partido da iluminação, da relação visual com a sala e da privacidade face ao exterior, que era o grande desafio proposto pelo cliente. A entrada automóvel dá acesso à zona de serviços da habitação, onde se desenvolve uma garagem privativa, arrumos e uma lavandaria, com passagem para o jardim.

bottom of page